quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EX - LÍBRIS o que é ?


O Ex-Lìbris, palavra que deriva do latim, apenas quer significar que, "este livro pertence a ... ou, é da Biblioteca de ... ou mesmo, da Livraria de ...".
Um livro sem Ex-Líbris é por conseguinte um livro sem dono. O Ex-Líbris é uma marca pessoal que se cola no verso da capa de um livro, para marcar como sendo seus, distinguindo de outros iguais. A sua execução depende do gosto do utente, que, geralmente, nele procura definir a personalidade, gostos ou ocupações, como se de Brasão se tratasse.
Qualquer pessoa pode usar nos seus livros o Ex-Líbris, pode obter-se por processos mecânica ou gravura artística, consoante as possibilidades financeiras de cada um.
A marca de posse para ser coerente com a sua função deve conter a palavra que define (Ex-Líbris) ou uma expressão equivalente: "este livro é de ... Biblioteca de ... pertence a ..." etc., seguindo-se-lhe o nome completo ou abreviado do utente. Se omitirmos o nome, o Ex-Líbris nega-se a si próprio, como função, passando a ser um papel mais ou menos ornamental, que não infoma a quem pertence o livro.
Coleccionar Ex-Líbris não é muito dispendioso - Troca-se.
E para começar teremos que executar ou mandar fazer a um especialista o nosso próprio Ex-Líbris e depois procurar saber endereços de Bibliófilos a quem enviaremos o nosso Ex-Líbris propondo-lhes a respetiva permuta.

1 comentário: