sexta-feira, 2 de abril de 2010

Teixeira de Pascoaes - Coleccionador de recordações



Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, como se chamava realmente Teixeira de Pascoaes, tinha especial predilecção, para escrever, pelos pequenos livros de contas, muito usados pelos merceeiros para registar as despesas dos clientes.
Existia desses livros em todas as salas da ala favorita do poeta que soube construir uma das obras mais originais e profundas do lirismo português. Como nas paredes estão pendurados muitos desenhos do poeta, e imensos trabalhos dos seus amigos, alguns deles nomes célebres no mundo da pintura.
O autor de "Sempre", "Terra Proibida", "Contos Indecisos", Arte de Ser Português" e muitas outras obras escritas na casa de Gatão.
Teixeira de Pascoaes. Coleccionava todas as recordações. As estantes e as paredes estavam repletas de tantas coisas que lhe foram queridas, livros e manuscritos empilhados por todos os lados.
Possuía na sua sala de biblioteca, onde ele trabalhava com mais assiduidade, uma colecção de bengalas, simples, feitas de ramos de árvores, que ele utilizava quando ia dar uma volta.
Foi em S.João de Gatão, no lugarejo de Pascoaes, a três quilómetros de Amarante, que o poeta nasceu em 1877, cresceu, viveu, escreveu grande parte da sua obra e faleceu em 1952.

Sem comentários:

Enviar um comentário