segunda-feira, 18 de maio de 2009

Colecção de SACA ROLHAS de ADOLFO ROQUE


O Clube de Coleccionadores de Gaia, associando-se ao DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, convida os seus associados,familiares e amigos a visitarem a COLECÇÃO ADOLFO ROQUE.


MAIOR COLECÇÃO DE SACA ROLHAS EM PORTUGAL EXPOSTA NO MUSEU DO VINHO BAIRRADA EM ANADIA - UMA DAS MELHORES COLECÇÕES DO MUNDO




Caros responsáveis do Clube de COLECCIONADORES DE GAIA
Convidamo-vos a estarem presentes nesta inauguração e solicitamos-lhe a melhor divulgação desta grande colecção.
Cumrprimentos
Pedro Dias
231 519 780 (museu do Vinho)



PRESS ( COM ANEXO DE FOTO DE UM SACA ROLHAS A EXPOR, UMA FOTO DO ARTISTA PACO PESTANA

O Museu do Vinho Bairrada em Anadia irá apresentar pela 1ª vez a público aquela que é a maior e mais importante colecção de saca-rolhas Portuguesa.

Talvez não se soubesse mas uma das mais reconhecidas colecções de saca-rolhas do mundo é Portuguesa e será agora exposta em Anadia no dia 23 de Maio de 2009 . A abertura oficial da exposição que irá integrar o espólio permamente do Museu será pelas 16:30 do próximo dia 23 de Maio de 2009.

Esta valiosissima colecção reunida pelo saudoso Comendador Eng. Adolfo Roque e cumprindo uma vontade sua, estará agora exposta no Museu por acordo entre os herdeiros da familia e a Autarquia de Anadia. Neste dia será firmado o acordo oficial e será feita uma homenagem póstuma ao Homem que sempre nutriu um carinho muito especial por esta Instituição Museológica.


A COLECÇÃO ADOLFO ROQUE inagura em Anadia dia 23 de Maio



UMA ENORME PAIXÃO

Entre as inúmeras capacidades, como empresário e cidadão activo, o Engenheiro Adolfo Roque (1934-2008) teve a de criar esta magnífica colecção de saca-rolhas, considerada mundialmente como uma das melhores e, conferindo ao seu autor, a condição de membro de um dos mais exclusivos clubes existentes, o ICCA, International Correspondence of Corkscrew Addicts, que reúne, entre os seus cinquenta associados criteriosamente seleccionados, os maiores coleccionadores de saca-rolhas do mundo.

Trata-se, sem dúvida, de um património que nos deve orgulhar como Museu, como Comunidade, como País.

O Engenheiro Adolfo Roque tinha todas as características de um bom coleccionador, a começar por não indicar uma data para o início da sua colecção. De facto, as raízes de uma colecção estão nas próprias e insondáveis raízes da pessoa, e o seu valor consiste, não na quantidade ou na riqueza, mas no tesouro emocional que ela proporciona.

No seu caso, a vida de seu pai, consagrada à vinicultura de qualidade, nesta rica região da Bairrada, terá sido um berço significativo. Sempre convivendo com as operações do vinho, Adolfo Roque ganhou um carinho especial por aqueles pequeninos objectos, tão simples mas tão brilhantes, tão elegantes, tão engenhosos.

Mas não teria sido feita esta colecção se não tivesse existido um espírito viajado, sedento de conhecimento e vivência, tão paciente e meticuloso na recolha destes saca-rolhas, cada um possuidor de uma história e de um percurso próprio.

Uns foram adquiridos no local mais simples e acessível, outros vieram de grandes cidades, arrematados em riquíssimos leilões. Não interessa! O que importa é que, para o coração do seu justamente orgulhoso coleccionador, todos eles eram filhos de uma enorme paixão que, agora, pode ser partilhada com os visitantes que a desejem sinceramente desfrutar.


Neste mesmo dia serão também inauguradas duas importantes exposições temporárias, onde pela primeira vez será feita uma exposição individual de um Artista Internacional.Falamos da exposição IVA INCLUIDO.AMÉN de PAco Pestana e as Iluminações e Sombras em Honra do Vinho do Pintor Rico Sequeira.
O prestigiado escultor Espanhol Paco Pestana que para muitos dos seus pares e para inúmeros críticos de arte é considerado o verdadeiro Artista Total. Paco Pestana assume-se como artista plástico, poeta, actor, filósofo e showman numa exposição de carácter verdadeiramente surpreendente e de linguagem plástica assumidamente contemporânea. Este escultor é actualmente uma das maiores referências da Escultura Galega devendo-se a ele inúmeras participações em simpósios internacionais d escultura,em exposições por todo o mundo e em programas televisivos de cultura no país vizinho.

A exposição de Rico Sequeira a inaugurar também neste dia, é sem margem para dúvidas outro marco importante para a história do Museu do Vinho, de Anadia e da Bairrada na medida em que este consagrado artística propôs-se conceber uma grandiosa exposição totalmente pensada de raíz alusiva ao vinho da Bairrada. Uma exposição que irá contemplar pintura, escultura instalações e fotografia. A importância desta exposição de Rico Sequeira foi abraçada por uma das mais importantes críticas de Arte Portuguesas - falamos de Maria João Fernandes (antiga comissária de Serralves e de prestigiados pintores) que irá estar presente e irá escrever o texto do Livro deste autor, que será apresentado neste mesmo dia.

A cerimónia de inaguração das exposições será feita no dia 23 (Sábado) pelas 15:30 e terá a participação pessoal da familía Roque e dos próprios artistas plásticos.

Exposição de Paco Pestana : IVA INCLUIDO: AMÉN (de 23 de Maio a 31 de outubro de 2009)
Exposição de Rico Sequeira: ILUMINAÇÔES E SOMBRAS EM HONRA DO VINHO (de 23 de Maio a 31 de outubro de 2009)
APRESENTAÇÂO DA COLECÇÃO ADOLFO ROQUE - MAIOR COLECÇÂO PORTUGUESA (exposições de longa duração)

Este será um evento aberto a todos quantos queiram associar-se a esta homenagem a título póstumo ao Engenheiro Adolfo Roque e que queiram presenciar a abertura das novas exposições de Arte Contmporânea do Museu do Vinho Bairrada.

Museu Vinho Bairrada
Av. Eng. Tavares da Silva
3780 - 203 Anadia
tlf 231 519 780
fax 231 519 781

Sem comentários:

Enviar um comentário