terça-feira, 31 de dezembro de 2013

As Cápsulas de Champanhe. Coleccionismo popular e acessível.

O Champanhe é um vinho espumante natural, produzido na região Francesa, no início do século XVIII. Famoso em todo o mundo e servido nas mais diversas celebrações.
Com a criação das primeiras marcas e empresas, o sucesso deste tipo de vinho ultrapassou as fronteiras francesas e outros países começaram a produzir espumantes segundo o método original champanhês.
Um dos primeiros a faze-lo foi Portugal, onde a partir de 1880, no coração da Bairrada, começaram a surgir as primeiras caves. Hoje em dia, os grandes pólos de produção de espumantes, no nosso país, situam-se nesta região e na zona de Lamego.
Depois de consumir o vinho, nada é deitado fora. As garrafas e as rolhas servem para reciclar e passam a ser utilizados para outros fins os rótulos servem para coleccionar. As Cápsulas metálicas decorativas que travam as rolhas no gargalo das garrafas de champanhe e espumantes, inventado pelo francês Adolphe Jacquesson no século XIX, tornaram-se objectos de culto para coleccionadores como por exemplo vimos no encontro realizado no passado dia 14 de Dezembro na cidade do Porto mais propriamente nas galerias do Centro Comercial de Cedofeita a quando da realização da Expo-Feira de Coleccionismo. 
Feliz Ano 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário