quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

TRADIÇÃO DE SÃO GONÇALO dias 15 e 16 de Janeiro em V.N. de Gaia


É tradição o São Gonçalo sair à rua no primeiro domingo depois de 10 de Janeiro, dia oficial do santo que marca o calendário nacional de romarias. Este ano, a festa "São Gonçalo em Gaia", organizada pela divisão municipal de Turismo e a Associação Recreativa "Os Mareantes do Rio Douro", em colaboração com a Associação Velha Lamparina e os grupos etnográficos de Gaia, não fugiu à regra: decorre nos dias 15 e 16 de Janeiro, reafirmando-se uma vez mais a admiração por este santo devoto.
A festividade que faz o tributo ao padroeiro dos homens e do mar, bem como a São Cristovão, protetor dos barqueiros do rio.
As comemorações começam às 10 da manhã do dia 15 no Centro Histórico, com o Mercado à Moda Antiga. Este evento de cariz popular prolonga-se até ao início da noite do dia seguinte.
A partir das 14 horas do dia 16, o Centro Histórico é palco do "Cortejo dos Festeiros". No decorrer da tarde, os Mareantes do Rio Douro saúdam o povo, convidando-o a fazer-lhes companhia até à Igreja de Mafamude, local onde termina o percurso e em que a festa atinge o seu pico. Após os Mareantes entrarem na Igreja com a cabeça do santo voltada para a porta, colocarem as oferendas no altar e rezarem para que o novo ano lhes seja favorável, segue-se o canto do público: "E ele é nosso! E é, é, é!". No exterior, os tocadores dão três voltas seguidos pelas mulheres que usualmente bailam e cantam estribilhos.
Ao regressar à sua sede, o grupo dos Mareantes saúda os presentes, seguindo-se um momento de confraternização pelas 20 horas, denominado de "Merenda como Antigamente". Está ainda previsto no mesmo dia um leilão de oferendas no Centro Histórico, fruto dos produtos oferecidos ao São Gonçalo pelos participantes no Mercado à Moda Antiga.
Texto e foto retirados da Agenda Cultural, Gaia com Vida - Janeiro 2011

Aproveite estes dias e visite também a nossa Exposição de Presépios patente no Antecoro do Espaço "Corpus Christi" no Centro Histórico de Vila Nova de Gaia, entrada livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário