quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Faz hoje 36 anos que morreu "Pavão" (F.C.Porto) um génio do futebol Português





Fernando Pascoal das Neves, mais conhecido por "Pavão", nasceu em Chaves no dia 12 de Agosto de 1947.
Foi juvenil no Grupo Desportivo de Chaves na sua formação, e nos júniores do F.C.Porto.
Aos 18 anos de idade, estreia-se a titular sénior do F.C.Porto contra o Benfica, chegando a ser capitão da equipa ainda muito jovem quando o seu treinador era José Maria Pedroto.
Pavão venceu a Taça de Portugal na época 1967/68 contra o Vitória de Setúbal.
No dia 5 de Fevereiro de 1973, jogou um amigável contra os Ingleses do "Manchester United" no Estádio das Antas e aquele génio da bola já era falado ser o substituto de Bobby Charlton.
No dia 16 de Dezembro do ano 1973, a equipa principal do F.C.Porto orientada pelo mister Bela Guttmann, recebia a equipa do Vitória de Setúbal, equipa de luxo candidata ao título treinada pelo mister José Maria Pedroto, jogo para o Campeonato Nacional.
Na jornada 13 ao minuto 13, Pavão fez um passe para Oliveira e estatelou-se no relvado, não mais se levantou o Internacional Português ficando em estado de coma.
Foi transportado para o Hospital de S. João e 1 hora depois foi anunciada a sua morte. O jogo continuou e o F.C.Porto venceu por 2-0.
No final já se sabia através da rádio que Pavão tinha morrido, o Estádio das Antas estava cheio de pessoas e também sentimos todo aquele silêncio nesse dia triste que nunca mais esquecerá.
Recordamos este dia com peças de colecção comemorativas da sua homenagem.
Medalha comemorativa, bilhete de homenagem e um livro de bolso "Ídolos do Desporto" com a sua biografia editado em 16 de Março de 1968 e foto da equipa:Atraca,Rolando,Pavão,Almeida,Valdemar e Américo. em baixo:Gomes,Djalma,Custódio Pinto,Manuel António,Malagueta.

11 comentários:

  1. Artigo de oportuna recordação. Este episódio ficou-me na memória, ainda era miúdo, aos fins de semana, a familia juntava-se para ir ver jogar um tio nos distritais de Lisboa, pelo Operário, nessa época subiram de divisão à 3ª nacional. Depois do jogo estávamos reunidos,na telefonia ouvia-se o relato dos jogos, que saudades dos jogos, quase todos aos domingos à tarde, lembro-me de ouvir o que aconteceu a Pavão, ficou-me gravado, pelo episódio? pela categoria do jogador? pelo nome exótico? O que é certo é que ficou guardado. Grande Pavão, justa recordação.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Os meus parabéns pela bonita ideia de recordar um dos melhores jogadores de
    sempre do futebol português e um dos primeiros a demonstrar dentro do campo
    que era possível derrotar a hegemonia das equipas do sul.

    Com um forte de Grande Abraço para o meu Amigo Fernando Peixoto Correia

    ResponderEliminar
  3. COMO SÓCIO DESTE CLUBE LAMENTO QUE A DIRECÇÃO DO MESMO ACEITE MENSAGENS PROVOCATÓRIAS RELACIONADAS COM O FUTEBOL.
    POIS SE CASO ALGUEM MANDASSE UM ARTIGO RELACIONADO COM UMA HOMENAGEM A UM JOGADOR DE UM CLUBE RIVAL DO SUL, E DEPOIS HOUVESSE ALGUM COMENTARIO IGUAL AO DESTE SENHOR " ANÓNIMO " O MESMO NUNCA SERIA PUBLICADO.
    CHAMO A ISTO FALTA DE FERPLAY.
    POIS QUE EU SAIBA O CLUBE DE COLECIONADORES DE GAIA NÃO É NENHUM CLUBE ASSOCIADO AO FUTEBOL CLUBE DO PORTO.
    LAMENTO QUE A DIRECÇÃO DO CLUBE COLECIONADORES DE GAIA ACEITE ESTE TIPO DE COMENTÁRIOS, SEJAM ELES DE QUE CLUBE SEJA.
    AMERICO REBELO

    ResponderEliminar
  4. RECORDAR ESSE GRANDE JOGADOR QUE FAZ HOJE 37 ANOS É MERECIDO

    ResponderEliminar
  5. PAVÃO ERA JOIA DE COROA DO PORTO,E AINDA NÃO SEI COMO MORREU EM CAMPO,POIS PARECIA TER SAUDE DE FERRO DESCANÇA EM PAZ MEU HEROI

    ResponderEliminar
  6. Este Rebelo é do contra.

    ResponderEliminar
  7. Tinha 10 anos de idade e estava a assistir a esse jogo Porto - Setubal. Foi realmente um domingo triste para todos. Um grande jogador morreu em campo, e o Pavão iría ser sem dúvida um grande mito do futebol português. Agora que me desculpe quem fez a publicação da equipa que está em cima, mas o Fernando Gomes ainda não jogava nos séniores do F.C. Porto.

    ResponderEliminar
  8. Sr.Américo Rebelo,quando se evoca uma personalidade como Pavão,que foi um profissional de futebol que deixou saúdades não só pela forma de jogar,mas também como morreu.Só por isso o Sr.deveria respeitar o sua memória.O clube de coleccionadores de GAIA,está a fazer o que lhe compete,fumentar o colecionismo.Porque colecionismo é manter vivas as recordações de pessoas e bens materiais,que de uma forma ou outa marcaram uma época.Como lhe digo noutro comentário,o Sr faz critica só para chatear.As suas criticas ao clube são sempre sem conteúdo,aparlermadas e estúpidas.Como já lhe disse mude a sua maneira de estar e de ser.Olhe que não custa nada.Deixe de ter ciúmes.Não é com estas criticas mal intencionadas, que o Sr.vai fazer com que clube deixe de ser respeitador e respeitado.Os seus diretores são idóneos e responsáveis não se amedrontam com criticas vindas de pessoas sem vergonha.

    ResponderEliminar
  9. Tenho o prazer de informar o autor de uma das mensagens anteriores, que esse Gomes não é o Fernando Gomes, Bi-bota de ouro, mas sim o Gomes que jogou nas épocas 1967/68/69, quando o F. C. do Porto foi vencedor da Taça de Portugal contra o Vitória de Setubal.
    Fernando Peixoto

    ResponderEliminar