quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Encerraram com êxito as comemorações nacionais do "Dia do Selo 2013" em Vila Nova de Gaia.

Decorreu no passado dia 1 de Dezembro, na cidade de Vila Nova de Gaia, mais uma manifestação evocativa das celebrações nacionais do Dia do Selo que, como vem sendo hábito, contou com a organização da Federação Portuguesa de Filatelia, em parceria, este ano, com o Clube de Coleccionadores de Gaia, comemorações estas que se realizam com assinalável êxito desde 1988.
Nesta celebração que contou com o apoio do Município de Vila Nova de Gaia pretendeu-se, numa altura em que a filatelia atravessa tempos de mudança, deixar testemunho da importância que o selo assumiu como objecto primordial de colecção. Daí o Clube de Coleccionadores de Gaia, antecipando a data oficial de celebração do Dia do Selo, ter inaugurado a 22 de Novembro no Espaço Corpus Christi uma mostra filatélica com amplos intuitos pedagógicos, aonde a filatelia juvenil teve merecido destaque, evidenciado através do trabalho realizado pelo Núcleo Juvenil da Escola Secundária Almeida Garrett, núcleo este criado e apoiado pelo Clube de Coleccionadores de Gaia.
Aproveitando a data, seguindo as premissas apresentadas pelo Clube de Coleccionadores de Gaia no processo vitorioso de candidatura à realização do Congresso Ordinário da Federação Portuguesa de Filatelia e preenchendo o programa do mesmo, realizou-se um interessante debate, que contou com a presença de inúmeros dirigentes de clubes federados, subordinado ao tema “A Filatelia em tempos de mudança”. Debate vivo e participativo para o qual muito contribuiu a presença dos oradores convidados Dr. Raul Moreira e Pedro Vaz Pereira.
Dando continuidade ao programa realizou-se o habitual almoço do Dia do Selo, no restaurante Vino Tinto, servindo este também para a entrega dos prémios anuais de Mérito Filatélico – Literário da Federação Portuguesa de Filatelia. Este ano foram homenageados os filatelistas: Prémio “O Philatelista”- Melhor Periódico, à revista “Vale do Neiva Filatélico” da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva. Prémio “A. Guedes de Magalhães” – Melhor Autor, Prémio atribuído ex aequo a Américo Lopes Rebelo e a Eduardo José Oliveira e Sousa, ambos Artigos publicados em diversas revistas. Prémio “Aníbal Queiroga” – Melhor Website (http://filatelica.aac.uc.pt/) Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, Melhor Blog para (http://osamigosdafilatelia.blogspot.pt/) Sérgio Miguel Gaspar Pedro. Prémio “Juvenil de Literatura Filatélica” para Gonçalo Silva Barros Lima artigo publicado no nº 8 da Revista “Vale do Neiva Filatélico”. Por último foi entregue ao Sr. Jorge Fernandes, a Ordem de Mérito Filatélico, que lhe foi outorgada pelo Congresso da FPF realizado em Dezembro de 2012 na cidade de Aveiro.
Pelas 15h30 na Capela Octogonal do Espaço Corpus Christi teve início o Congresso Ordinário da FPF com elevada participação de representantes dos clubes federados, tendo os trabalhos decorrido a bom ritmo e de forma positiva.
Para o Clube de Coleccionadores de Gaia este evento traduziu-se num sucesso a vários níveis, não sendo de mais destacar a convivialidade companheirismo e conhecimentos filatélicos demonstrados pelos presentes.
A todos um muito obrigado
Saudações filatélicas
A direcção do CCGaia






 









2 comentários:

  1. Caros colegas,
    venho por este meio felicitar-vos pelo excelente apontamento de reportagem acerca das comemorações do dia do selo 2013, bem pela excelente organização. Os meus parabéns.

    SPedro

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos.
    As nossas desculpas pelo atraso na resposta ao v/comentário, relativo à organização do Dia do Selo 2013.
    O CCGaia registou os elogios, bem como agradece as felicitações, que dentro do possível procuramos fazer o melhor pela filatelia.
    Saudações filatélicas.
    P´la Direcção do CCGaia.
    Fernando Peixoto Correia

    ResponderEliminar